Início > Bla bla bla > Ecommerce vs Copa do Mundo & Olimpiadas

Ecommerce vs Copa do Mundo & Olimpiadas

Dia de semana  comum estava eu no aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) esperando o voô das 07:50 para o RJ me preparando para embarcar. Tudo certo até que  às 8:30 acabaram as informações e às 9:40 descobri que o voô havia sido cancelado e que se eu pretendesse voar ao Rio de Janeiro naquele dia outro voô somente em Cumbica, às 13:00. Muitas horas perdidas (e paciência também), acabei voltando pra casa e fazendo um Home Office!

Então pensei: se não estamos preparados para um dia comum, imaginem a Copa do Mundo e Olimpíadas! Sempre vem a mesma discussão sobre como estamos atrasados na construção de estádios, hotéis, rodovias, transporte, estrutura em geral para atender toda essa demanda de 2 meses.

Questionando esses pontos, a pergunta que veio a tona é: E o seu E-Commerce, está preparado para a Copa do Mundo e Olimpíadas?

Muitas questões técnicas e gerenciais estão por trás dessa resposta e vou abordá-las a seguir:

Transporte
Nos períodos de grandes eventos como os que estão por vir teremos um movimento enorme de pessoas no país e provavelmente não teremos estrutura suficiente para atender aos milhões de turistas. Já não temos estrutura para atender ao público atual, principalmente nas grandes cidades. Pesquise como a transportadora responsável pela entrega de seus pedidos está se preparando para toda essa movimentação, os prazos de entrega, trânsito, aumento na demanda, etc.
Se seu comércio tem processo de entregas agendadas por horário, faça uma re-análise e esteja preparado para esses contratempos.

Cálculo do Frete
Devido à dificuldade de entrega nessas épocas de grande movimento,  existe a possibilidade de a transportadora ter de trabalhar 24 horas por dia (o que já é estratégia de algumas empresas) e aumentar sua frota de caminhões. Mas isso gera custo e provavelmente será repassado para o cliente. Esteja preparado para novas tabelas de frete. Veja com a transportadora se ela tem planos de alterações para não correr o risco de receber essa informação tarde demais.

Produtos
Imaginando que o número de vendas vai aumentar nesse período, esteja preparado para ter estoque suficiente e atender a todos os pedidos. Antecipe-se! Faça análise mensal de vendas e agilize seus pedidos junto aos fornecedores alguns meses antes. Perder a oportunidade de vender mais por não ter estoque não é nada bom!

Formas de Pagamento
Atualmente quem arca com o risco do cartão de crédito é uma instituição financeira e não o a bandeira do cartão de crédito, como muitos imaginam.
Na copa do Japão fez-se um acordo de congelar a cotação do dólar e euro para que ninguém tivesse prejuízo e  foi desenvolvida uma integração para que o comércio aceitasse os cartões de créditos de outros países. Para a copa de 2014 não existe nenhuma discussão sobre isso, ou seja, nenhuma instituição financeira quer arriscar um calote com cartões de créditos internacionais. Sendo assim, hotéis, shoppings, lojas, aluguéis de carros, mercados, compras on-line sofrerão do mesmo problema. Alternativas são aceitar Travel Money, cartões de crédito pré-pagos ou dinheiro.
Pense em possibilidades de integrar seu e-commerce com empresas de pagamento universais como pay-pall, minimizando as chances de deixar de vender.  Não esqueça de pensar na conciliação bancária para agilizar a liberação do pedido para o cliente.
Prepare-se também para passar por processos de estorno de cartões de crédito para estrangeiros.

Idioma
O consumo no país vai aumentar muito, mas portuguesa língua portuguesa não é uma das mais faladas no mundo. O comércio e lojas on-line precisam estar preparados para atender essa demanda com o inglês e espanhol, no mínimo.

Pós-Vendas / Atendimento
Tenha uma célula do seu atendimento que conheça as principais línguas estrangeiras e preparadas para atender uma maior demanda de ligações. O principal motivo de uma ligação é saber o status do pedido. Faça com que seu e-commerce exiba todas as informações necessárias para sanar todas as dúvidas.

Trocas e Devoluções
Assim como o número de pedidos aumentarão, trocas e devoluções também. Os processos devem estar muito bem definidos, principalmente quando existe integração com a transportadora ou correios. Analise o prazo necessário com essas instituições e a política de troca com seu fabricante. Muitas têm prazos longos de trocas (maior que 20 dias) e Copa do Mundo / Olimpíadas duram somente 40 dias.

No mais, esteja preparado para torcer muito e manter viva a alegria, o bom humor e a simpatia que só o brasileiro sabe como é.

Pra frente Brasil!

 

Anúncios
Categorias:Bla bla bla
  1. Christiane
    15/09/2011 às 9:20

    Estamos tão despreparados para acontecimentos tão importantes que mexem com nossa economia, gera empregos e, se possível, melhora a imagem do país. E incrivelmente a grande preocupação de nossos “dirigentes” é a escalação da seleção e o sorteio dos grupos da copa. ainda não aprendemos a importância do planejamento estratégico multidimensional o que exige visão de futuro e antecipação de decisões que assegurem a organização e a continuidade das ações, nem tão pouco o conceito exato de Gestão, sobretudo Pública. Nesse panorama, considerando que o governo está “otimista” (rs) com relação as construções de estádios, aeroportos, infraestrutura de transporte e outras coisas mais, mesmo com licitações tão complexas, burocráticas e que muitas vezes ferem o princípio da publicidade, começar a pensar no futuro agora é estar anos luz à frente do resto do país, país do samba, do futebol, da copa e das olimpíadas.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: