Início > Dicas, Ferramentas, Visual Studio / .Net > Visual Studio 2010 + Controller + Agents

Visual Studio 2010 + Controller + Agents

Passei por dúvidas e dificuldades referente a uma estratégia de teste de performance utilizando VSTS 2010, Test Controller e Test Agents da Microsoft, então resolvi escrever um pouco a respeito de como funciona essa solução.

O Visual Studio 2010 tem um módulo para geração de testes de performance. Para mais informações de como desenvolver testes de performance veja esses links (que me ajudaram bastante):

A licença “Visual Studio Load Test Virtual User Pack 2010” permite vocé rodar testes de performance localmente utilizando 250 usuários virtuais e um único processador (É isso mesmo). Eu me perguntava porque os outros processadores da máquina não “trabalhavam” e depois que li a documentação, entendi.

Se você não conseguir simular o teste de performance com essa configuração, então é necessário adquirir o “Visual Studio 2010 Load Test Feature Pack“. Cada licença habilita 1000 usuários virtuais e o direito de utilizar Controller e Agents, quantos forem necessários. Assim é possível dividir a carga de teste entre vários computadores. A licença atualmente custa $ 4500,00 (isso mesmo… quatro mil e quinhentos dolares). Mas se você tiver uma assinatura MSDN com Visual Studio 2010 Ultimate é possível gerar quantas licenças forem necessárias. Vale a pena analisar o custo/benefício.

Como configurar

Instale o VSTS Controller em uma máquina da rede (pode ser o própria máquina com VSTS 2010) e ative o serviço. Após a instalação é possível configurar o mesmo através de um software simples. Nele também é possível configurar as licenças “Visual Studio Load Test Virtual User Pack 2010” e “Visual Studio 2010 Load Test Feature Pack“.

Instale Agents em cada uma das máquinas que você deseja dividir a carga. Após a instalação aponte o agent para o controller instalado (nome da máquina).

No VS2010 é possível gerenciar todos os agents a partir de um controller através da barra de ferramentas “Test” -> “Manage Test Controllers…”

Agora, para rodar o teste utilizando Controllers e Agents é necessário seguir os passos abaixo (essa configuração é imprescindível para utilizar controller / agents):

Lembre-se de configurar em qual ambiente você deseja rodar os testes na barra de ferramentas “Test” -> “Select Active Test Settings”.

Abaixo um print da tela de gerenciamento do Controller e Agent respectivamente.

Uma questão que sofri e não consegui configurar foi instalar um Agent fora do domínio (Active Directory) e configurar ele para acessar um Controller. Mesmo criando o mesmo usuário (login/senha) nessa máquina não consegui conectar no controller. Se alguém conseguiu, por favor me dê a dica :).
E se precisarem trocar experiéncias sobre esses testes, basta comentar esse post.

Links utéis

Obrigado
Anúncios
  1. 03/08/2011 às 11:36

    Esse link aqui também explica bem sobre as licenças do “Visual Studio Load Test Virtual User Pack 2010”

    http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ee850544.aspx

  2. Marcio Carvalho
    04/08/2011 às 17:53

    Fala Gutão… ta show esse blog hein.

    Sobre o lance de não conseguir realizar os testes fora do AD, acho que o motivo é que ele necessita se “comunicar” com os usuarios padrão do VSTS e do ASP.NET que ficam vinculados as contas do IIS respecitivamente. Talvez para conseguir realizar essa façanha fora do AD, teria de colocar esses usuarios do VSTS e ASP.NET em um grupo aberto.

    Ta muito show de bola seu blog, parabens.

    Espero em breve trabalharmos juntos novamente.

    []’s

    Marcio

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: