Olá pessoal.
Hoje escrevo sobre uma ferramenta que comecei a utilizar na atual empresa onde estou trabalhando. É a AWS (Amazon Web Services).  De cara já dá para perceber que é um serviço totalmente voltado para a nuvem (Cloud Computing).

O que achei muito interessante e estou mexendo atualmente é a criação de máquinas virtuais (VMs). Eles já tem inúmeros templates com Linux, Red Hat, Windows, banco de dados, aplicações, etc. e templates que você pode procurar online. A configurações são inúmeras, como por exemplo Subnets, Route Tables, Internet Gateway, DHCP, Elastic IPs, Security Groups, Cluster, …

O serviço é cobrado por utilização (assim como energia elétrica… hehehe… ) então se você deixar as VMs desligadas, não paga nada. A documentação é muito boa e ajuda até os mais leigos na configuração de rede (tem me ajudado bastante).

Além disso existe todo um controle de CloudWatch que monitora as suas máquinas virtuais e sua rede na nuvem, analisando processadores, volume de acesso, rede, etc. Uma configuração pró-ativa pode, por exemplo, colocar mais memória em uma máquina caso ela esteja no limite de utilização.

Existem SDKs para as mais conhecidas linguagens de programação para integração com seus sistemas. Informações podem ser encontradas na “Developer Center”.

Características gerais sobre os serviços podem ser encontrados em http://aws.amazon.com/what-is-aws/

Anúncios
  1. 19/12/2011 às 8:09
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: