Início > Gerenciamento de Projetos > Resumo do livro “Gerenciamento de Projetos – Como Gerenciar sue Projeto com Qualidade, dentro do Prazo e Custos Previstos”

Resumo do livro “Gerenciamento de Projetos – Como Gerenciar sue Projeto com Qualidade, dentro do Prazo e Custos Previstos”

Acredito que sempre podemos tirar proveito de todo livro que lemos, então estou colocando abaixo um resumo sobre o livro que acabei de ler: “Gerenciamento de Projetos – Como Gerenciar sue Projeto com Qualidade, dentro do Prazo e Custos Previstos” escritos por Paul Campbell Dinsmore e Fernando Henrique da Silveira Neto.

Diferente do PMBOK 4ª Edição que considero um “guia”, os autores falam de uma forma mais prática como gerenciar projetos utilizando a metodologia PMI. Lógico que não dá pra falar sobre tudo, então os autores focam em alguns pontos que acha importante. Na minha opinião, alguns temas parecem ser repetitivos e o livro em alguns pontos não segue uma ordem de pensamento interessante.

Inicialmente fala-se sobre o mundo dos projetos,  ambientes de projetos e o cenário do século XXI. Então ele foca no conjunto de itens para gerenciar um projeto (tempo, custos, qualidade, escopo, recursos humanos, comunicação, risco, aquisições e integração) seguindo o PMI. O assunto leva a falar sobre as fases de um projeto (Iniciação, planejamento, execução/controle, encerramento). Esse início do livro é básico para qualquer livro do assunto.

Acho interessante que ele passará por todas as etapas do projeto com exemplo prático de um projeto simples e dando exemplos ilustrativos de documentações necessárias. Muito interessante.

Um item importante fala sobre a estrutura organizacional para o gerenciamento de projeto, aonde existe a “Organização Funcional”, “Organização da força-tarefa” e “Organização matricial” e no capítulo seguinte detalha vantagens e desvantagens sobre cada uma das organizações.

Uma capítulo fala sobre “A Arte de dar Partida nos Projetos”, passando pelo “KickOff”, papel do líder/facilitador. Achei um pouco simples, sem agregar muito conteúdo.

Então começa-se o projeto, mapeando e detalhando utilizando:

  • Proposta de projeto
  • Estratégia de gerenciamento de Projeto
  • WBS
  • Atividades/cronogramas
  • Recursos e custos
  • Riscos, limitações e restrições
  • Metodologia para medir performance de prazo e custo
  • Matriz de responsabilidades
  • Controle de mudanças
  • Planos auxiliares

Depois ele fala sobre um conceito que nunca utilizei que é o Sistema de Curva “S”, que é uma forma de acompanhar o andamento de um projeto principalmente em questão de prazo/custo. Tem um pouco de matemática junto com o cronograma.
Nunca fiz isso no Microsoft Project, mas acredito que exista essa opção! 🙂

O capítulo que fala sobre o controle do projeto indica como realmente ter um controle real do projeto, sem ter um falso controle com ou sem informações. Parece óbvio, mas é importante lembrar que se não existe um controle do andamento real do projeto através de ferramentas, você pode ter uma falsa visão do mesmo.

Uma coisa muito interessante foi uma frase que diz que o Gerente de Projeto é responsável pela parte “intangível”, ou seja, ele tem que fazer acontecer, controlar cronograma, custos, integração das pessoas, comunicação, riscos, etc. E o resultado final desse trabalho é realmente produzido pelas pessoas que estão trabalhando no projeto, com funções específicas.

Um capítulo muito bom fala sobre a Apresentação do Gerente de Projeto e quem é essa pessoa. O nome do cargo podem são inúmeros (Gerente de Projeto, Coordenador de programa, líder de projeto, Administrador do Projeto, Gerente de tarefas, …), mas a função dele é fazer com que o projeto esteja sempre gerenciado. Vejo que nas empresas atuais temos vários “Gerentes de Projetos” (que não tem esses cargos), mas tem a responsabilidade de “fazer acontecer”. Mais adiante fala sobre qual o perfil do gerente de projeto e skills que ele deve ter:

  • Liderança
  • Experiência
  • Habilidade com relação a Recurso Humanos
  • Habilidades gerenciais e administrativas
  • Habilidades organizacionais
  • Habilidades empresariais

Um capítulo não muito interessante fala sobre diferentes formas de gerenciar um projeto. É uma discussão muito abrangente e acabou ficando muito “vaga”.

Fala-se sobre como aumentar a produtividade de equipes técnicas e ao mesmo tempo medir a produtividade. Alguns parágrafos falam sobre o que desmotiva a equipe e como motivá-la. Também achei que ficou um assunto muito “macro” e que existem livros específicos sobre esse assunto. Simplesmente dizer para um profissional que o trabalho depende dele e que ele é vital para o projeto não motiva.

Uma questão importante fala sobre como envolver o cliente no projeto e demonstrar que ele deve ser a pessoa mais interessada. Como “sponsor” ele é obrigado a saber se o projeto está andando conforme o planejado, se as entregas estão sendo feitas, … Sem esse interesse o projeto dificilmente tem sucesso.

O último capítulo fala sobre a seleção de Software para o Gerenciamento de Projeto. Na minha visão não precisaria ter esse capítulo no livro! 😦

O livro é bem simples e rápido de ler e vale a pena para agregar conteúdo. Se alguém quiser emprestado, basta me mandar um email ou responder esse post.

Abraços!

Anúncios
  1. Priscila
    24/02/2015 às 10:52

    Oi,

    ótimo resumo. Precisava muito do conteudo da página 23 para fazer uma prova? teria como enviar? nao terei tempo de comprar o livro.

    muito obrigada.

    • 01/03/2015 às 15:34

      Olá Priscila. Fiz esse resumo a muito tempo e já repassei o livro pra outra pessoa. Desculpe.

  2. Adriana Mendonça
    25/02/2015 às 15:59

    Olá! Qual o tópico abordado na página 23 deste livro? Vc tem a versão digital?

    Obrigada.

    • 01/03/2015 às 15:34

      Olá Adriana. Fiz esse resumo a muito tempo e já repassei o livro pra outra pessoa. Desculpe.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: