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Enterprise Architetc 9.0 e JIRA

JIRAHoje fui com um colega a apresentação do software JIRA na empresa OAT Solution (http://www.oatsolutions.com.br/). De lambuja o pessoal ainda aproveitou para falar sobre a nova versão do Enterprise Architetc 9.0 (EA) que foi lançado oficialmente dia 18/05. Eu conheço muito pouco do EA e nada a respeito do JIRA, então vou colocar nesse post apenas minha experiência e anotações sobre essa apresentação de 2,5 horas.
Na apresentação havia outros profissionais de empresas conhecidas como UltraGaz, Scopus, Banco Votorantin, entre outras.

EA 9.0

  • A principal função do EA é controlar projetos e o processo de desenvolvimento do mesmo.
  • Existe versão Trial
  • Existe um conector com o JIRA
  • Melhorias nos módulos de UseCases
  • Melhorias nos módulos de rastreabilidade
  • Geração de diagramas pelo caso de uso (especificação estruturada)
  • Geração de caso de teste através da especificação estruturada
  • Desenvolvimento de protótipos que podem gerar os forms do sistema (geração de código somente para Win32. Não disponível para aplicações web)
  • Gerenciamento de projeto agora tem calendário e alocação de recursos
  • Relatório RTF tem melhorias: publicação em formato HTML. Tomar cuidado com upgrade de projetos da versão 8.0 para a 9.0

JIRA (http://www.atlassian.com/software/jira/)

Ferramenta desenvolvida pela Altassian (http://www.atlassian.com/)que controla todo o ciclo de desenvolvimento de um sistema, organizando projetos, recursos, bugs, etc. É uma ferramenta desenvolvida em Java (open source) e é possível ter acesso ao código fonte quando se compra a licença. O licenciamento é feito por usuário. Abaixo segue minhas anotações:

  • Ferramenta de Tracking/Workflow de projetos / tarefas
  • Controle de bugs
  • Criação de Issues (pendência / atividade / tarefa)
  • Podem existir no máximo 3 níveis de dependência entre tarefas (Projeto à tarefas àsub-tarefas)
  • Dashboard: painel inicial do administrador customizável para cada usuário
  • Grande quantidade de plugins grátis e pagos
    • Visual Studio
    • CVS
    • Eclipse
    • Relatórios
    • MS Project
    • SubVersion
    • Enterprise Architetc
    • Gerenciamento de novos campos
    • Novas telas
    • Template de emails
    • Tradução da ferramenta é colaborativa via web ou através de arquivos de configuração.
    • Gerenciamento de versões
    • Gerenciamento de componentes
    • Relatório personalizados utilizando geração de querys
    • Testes vs evidências: é possível anexar screenshots
    • Controle sobre como está o projeto no momento atual (watches / vote na tarefa)
  • Workflow
    • Existe um bom gerenciamento de workflow e é possível criar novos processos
    • É possível separar por projeto, task, bugs
    • Transição de workflows com controle de tarefas “órfãs”
    • Esquema de workflow / grupo de workflow
  • Gerenciamento de notificações
  • Instalação de plugins para utilização de metologias específicas como Agile (GreenHooper) ou Scrum (Template) por exemplo.
  • Permissões
    • Grupo (Geral)
    • Role (Projeto)

Falou-se também sobre a ferramenta Clover, que integrada com o Eclipse pode gerenciar os testes da aplicação

Conclusão
Em uma apresentação de 2 horas sobre o JIRA lógicamente que não podemos tirar muitas conclusões e não conseguimos visualizar toda a capacidade dela.
De qualquer forma, deu a impressão de ser uma boa ferramenta para quem ainda não tem nenhuma ferramenta e para empresas como fabricas de software que precisam controlar vários projetos e recursos. No site oficial da ferramenta existem apresentações muito boas de como funciona a ferramenta. Vejo que os pontos fortes é que ela tem são:

  • Trabalha com metodologias de desenvolvimento atuais
  • Tem integração com vários sistemas (além de iPhone, Android, …)
  • Muitos plugins com funcionalidades específicas
  • Código aberto para você personalizar da maneira que desejar

Atualmente trabalho com o VSTS 2008 e “minha missão” é implantar o SCRUM com VSTS 2010. Existe uma boa integração com Microsoft Project Server e não valeria a pena ter mais uma ferramenta com esse ambiente. Concordam?

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Categorias:Ferramentas
  1. 24/05/2011 às 16:42

    OI Galera… atualizando o post, um amigo meu falou a respeito de outro software utilizado pela empresa aonde ele trabalha:

    Service Desk Plus
    http://www.manageengine.com/products/service-desk/

    Pela apresentação inicial ele foca na metolodogia ITIL. Parece interessante. 🙂

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